A Festa do Mosaico CENCYL, na AR&PA 2021

Afirmando o Turismo Criativo como uma das estratégias mais adequadas para o desenvolvimento de iniciativas estruturantes para os territórios do interior e para a convivência entre as comunidades, a Festa do Mosaico transfronteiriça (de Idanha-a-Velha a San Pedro del Arroyo) pela MosaicoLab.Pt conta com o interesse da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (Portugal) e da Junta de Castela e Leão (Espanha), parceiros do projeto CENCYL Fronteira.

Partindo da experiência adquirida em projetos anteriores alicerçados no Património Cultural, a MosaicoLab.Pt concebeu a Festa do Mosaico de modo a apresentar diversas vertentes de ação e a levar a impactos positivos a vários níveis, no seio das comunidades e dos territórios implicados.

A Festa do Mosaico CENCYL apresenta-se em 2021 na edição portuguesa da AR&PA, no ámbito das iniciativas enquadradas na Comunidade de Trabalho Centro de Portugal-Castela e Leão.

Face aos novos desafios, a Festa do Mosaico promove a utilização de meios digitais em contextos educativos, culturais e criativos, envolvendo diversos públicos na descoberta do Património Cultural e em âmbitos de cocriação em torno do mesmo. Paralelamente, proporciona atividades presencias criativas nos Sítios de Património, atualizando a herança do Mosaico enquanto expressão maior de Cultura e de Criatividade.

Partindo da observação do Mosaico romano, na sua relação com os Sítios do Romano congregados em rede pela iniciativa transfronteiriça em causa, a Festa do Mosaico valoriza a “pessoa criativa” e promove a convivência cultural entre as comunidades dos territórios de fronteira, bem como com as comunidades das regiões mais próximas e igualmente interiores.

CENCYL Fronteira, um projeto Interreg

A Festa do Mosaico – de Idanha-a-Velha a San Pedro del Arroyo (edição de Outono 2021) é uma iniciativa cultural e criativa de base patrimonial, criada e coordenada pela MosaicoLab.Pt e desenvolvida no âmbito da a Comunidade de Trabalho Castilla y León-Centro de Portugal e do projeto CENCYL Fronteira, aprovado na segunda convocatória do Programa Operacional INTERREG V-A Espanha-Portugal (2014-2020), com o apoio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Envolvendo entidades responsáveis ​​pelas duas regiões referidas (Consejería de Transparencia, Ordenación del Territorio y Acción Exterior da Junta de Castilla y León, e Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) de Portugal), a iniciativa transfronteiriça conta com a participação do Ayuntamiento de San Pedro del Arroyo (Ávila), do Ayuntamiento de Saelices El Chico (Ciudad Rodrigo, Salamanca) e do Município de Idanha- a-Nova (Castelo Branco, Portugal).

Noticias Relacionadas

Un proyecto de

Un proyecto de

Categorías

Recibe por email las novedades

Loading