A Festa do Mosaico CENCYL, na AR&PA 2021

Afirmando o Turismo Criativo como uma das estratégias mais adequadas para o desenvolvimento de iniciativas estruturantes para os territórios do interior e para a convivência entre as comunidades, a Festa do Mosaico transfronteiriça (de Idanha-a-Velha a San Pedro del Arroyo) pela MosaicoLab.Pt conta com o interesse da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (Portugal) e da Junta de Castela e Leão (Espanha), parceiros do projeto CENCYL Fronteira.

Partindo da experiência adquirida em projetos anteriores alicerçados no Património Cultural, a MosaicoLab.Pt concebeu a Festa do Mosaico de modo a apresentar diversas vertentes de ação e a levar a impactos positivos a vários níveis, no seio das comunidades e dos territórios implicados.

A Festa do Mosaico CENCYL apresenta-se em 2021 na edição portuguesa da AR&PA, no ámbito das iniciativas enquadradas na Comunidade de Trabalho Centro de Portugal-Castela e Leão.

Face aos novos desafios, a Festa do Mosaico promove a utilização de meios digitais em contextos educativos, culturais e criativos, envolvendo diversos públicos na descoberta do Património Cultural e em âmbitos de cocriação em torno do mesmo. Paralelamente, proporciona atividades presencias criativas nos Sítios de Património, atualizando a herança do Mosaico enquanto expressão maior de Cultura e de Criatividade.

Partindo da observação do Mosaico romano, na sua relação com os Sítios do Romano congregados em rede pela iniciativa transfronteiriça em causa, a Festa do Mosaico valoriza a “pessoa criativa” e promove a convivência cultural entre as comunidades dos territórios de fronteira, bem como com as comunidades das regiões mais próximas e igualmente interiores.

CENCYL Fronteira, um projeto Interreg

A Festa do Mosaico – de Idanha-a-Velha a San Pedro del Arroyo (edição de Outono 2021) é uma iniciativa cultural e criativa de base patrimonial, criada e coordenada pela MosaicoLab.Pt e desenvolvida no âmbito da a Comunidade de Trabalho Castilla y León-Centro de Portugal e do projeto CENCYL Fronteira, aprovado na segunda convocatória do Programa Operacional INTERREG V-A Espanha-Portugal (2014-2020), com o apoio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Envolvendo entidades responsáveis ​​pelas duas regiões referidas (Consejería de Transparencia, Ordenación del Territorio y Acción Exterior da Junta de Castilla y León, e Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) de Portugal), a iniciativa transfronteiriça conta com a participação do Ayuntamiento de San Pedro del Arroyo (Ávila), do Ayuntamiento de Saelices El Chico (Ciudad Rodrigo, Salamanca) e do Município de Idanha- a-Nova (Castelo Branco, Portugal).

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print

Noticias Relacionadas

Un proyecto de

Un proyecto de

Categorías

Recibe por email las novedades

Loading