Dez anos da Rede de Cidades CENCYL

Nos dias 4 e 5 de maio, Viseu acolhe um novo encontro transfronteiriço da Rede de Cidades Cencyl, rede esta que está a celebrar os dez anos da assinatura do convénio que criou oficialmente este organismo de cooperação territorial. A Rede é composta, atualmente, pelas cidades de Viseu, Almeida, Aveiro, Coimbra, Figueira da Foz, Guarda, Ciudad Rodrigo, Salamanca e Valladolid.

No 4 de maio será realizada uma cerimónia evocativa dos 10º. aniversário do Convénio que criou a Rede de Cidades CENCYL. Neste ato simbólico e oficial estarão presentes a CCDR-Centro e a Junta de Castela e Leão, e ainda representantes da Rede de Cidades CENCYL.

A Rede de Cidades CENCYL é uma iniciativa de cooperação territorial transfronteiriça composta por seis cidades da região Centro de Portugal (Viseu, Almeida, Aveiro, Coimbra, Figueira da Foz, Guarda) e três cidades de Castela e Leão (Ciudad Rodrigo, Salamanca e Valladolid). A rede procura facilitar a troca de conhecimentos e de ferramentas, promovendo uma aliança estratégica para fomentar a aprendizagem entre pares e o planeamento de ações integradas nos processos de adaptação das áreas urbanas às alterações climáticas.

Ao longo do dia 5 de maio, Viseu será o palco para um encontro que promove a partilha de experiências, conhecimentos e dinâmicas entre as várias cidades CENCYL, no âmbito da temática da Floresta Urbana e os seus desafios, atuais e futuros. Esta iniciativa, integrada no projeto de capitalização “Transição Verde das Cidades e Territórios CENCYL”, cofinanciado pelo Programa Operativo INTERREG V-A España-Portugal (2014-2020).

A participação no encontro «Floresta Urbana! Que desafios?” é gratuita e aberta a toda a comunidade, podendo as inscrições ser realizadas AQUI.

Las ciudades CENCYL, en red

La Red de Ciudades CENCYL está conformada por las ciudades de Salamanca, Valladolid y Ciudad Rodrigo, en Castilla y León, y por Aveiro, Coimbra, Figueira da Foz, Almeida, Guarda y Viseu, en la región Centro de Portugal.  

La Red de Ciudades CENCYL desarrolla los proyectos 0485_CIUDADES_VERDES_CENCYL_3_E y 0032_CIUDADES_CENCYL_6_E. Ambos fueron aprobados por el Programa Operativo INTERREG V-A España-Portugal (2014-2020), a través del Fondo Europeo de Desarrollo Regional (FEDER).

Noticias Relacionadas

Un proyecto de

Un proyecto de

Categorías

Recibe por email las novedades

Loading