Leiria recebe, em 2021, a edição Portuguesa da AR&PA

Em 2021, a AR&PA Bienal Ibérica de Património Cultural ruma a Leiria e dedica-se ao tema premente dos jovens e património. Assumindo um carácter híbrido, a AR&PA 2021 conta com uma dimensão física e uma dimensão digital. Assim, e pela primeira vez, terá uma plataforma digital com programação a decorrer de Junho a Outubro de 2021, online mas também no território da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria. A dimensão física centrar-se-á no centro histórico da cidade de Leiria, durante quatro dias: de 14 a 17 de Outubro. 

Local e datas da edição Portuguesa da AR&PA: Região de Leiria e online: de Junho a Outubro de 2021; Cidade de Leiria: de 14 a 17 Outubro de 2021

Como sempre, a AR&PA conta com uma alargada área de expositores do sector (presença digital e física) e com uma extensa programação associada: seminários, cursos, actividades de Educação Patrimonial, concertos, performances, workshops de Artes & Ofícios, visitas e roteiros, exposições, concursos digitais e muito mais.

A AR&PA 2021 será também o palco da 1ª edição dos prémios patrimonio.pt.

Tema 2021: Jovens e Património

Portugal detém dos mais baixos índices europeus de consumo de património cultural por parte dos jovens com idade entre os 15 e os 24 anos. Trata-se de uma faixa etária que consome e experimenta em grupo e de forma assídua a música, o cinema, as tecnologias, mas que vive desligada da herança patrimonial que também lhe pertence.

A AR&PA 2021 vem trazer os jovens ao palco e aos bastidores do Património Cultural.

A importância da relação entre o património cultural e os jovens ultrapassa em muito a dimensão evidente de “mais conhecimento”. O estabelecimento de uma relação afectiva e identitária com o património cultural por parte desta faixa etária resultará num maior equilíbrio económico, cultural e social dos territórios.  

O que é a AR&PA Bienal Ibérica de Património Cultural?

A AR&PA – Bienal Ibérica de Património Cultural é o evento referência do sector do Património Cultural, ponto de encontro privilegiado e fórum de debate para profissionais e instituições dedicadas ao Património Cultural. A sua área expositiva, a diversidade de actividades científicas e profissionais e a sua programação social, lúdica e educativa resultam num evento único, referência no sector, e demonstrativo de como o património cultural pode ser uma fonte inesgotável de inspiração para todos.

A AR&PA – Bienal Ibérica de Património Cultural é organizada pela Spira – revitalização patrimonial, em parceria com a Fundação Millennium Bcp, o Ministério da Cultura / DGPC, o Ministério da Economia / Turismo de Portugal, o Ministério dos Negócios Estrangeiros / AICEP – Portugal Global e a Junta de Castilla Y León – co-promotor espanhol.

A edição de 2021 conta com a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria como entidade promotora. A Bienal é membro fundador da HERIFAIRS – Rede Europeia de Feiras do Património, contando com a presença de entidades e profissionais de Espanha, Itália, Áustria, Turquia e Bélgica.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print

Noticias Relacionadas

Un proyecto de

Un proyecto de

Categorías

Recibe por email las novedades

Loading