DEA 2021: Olaria, arte com história

O arte de oleiro foi sustento de inúmeras famílias e gerações de Mestres Artesãos das localidades de Paranhos da Beira e Carvalhal da Louça. Esta industria repartida em pequeñas unidades de produção artesanal, produziam utensilios domésticos e de uso agrícola. Com o aparecimento de novos materiais mais leves e mais resistentes, a olaria deixou de ser o sustento destas comunidades.

Olaria – constitui um dos processos artesanais mais antigos e é uma técnica de modelagem da argila de forma manual, realizada sem elementos mecânicos ou feita através da utilização de um prato giratório (o torno cerâmico), que permite a criação de peças simétricas ou redondas. Depois de torneado, as peças são submetidas a diferentes etapas até conseguir o objeto cerâmico. Para que seja qualificada como olaria, a peça em causa deve ser um recipiente ou prato, quer seja para decoração ou uso doméstico.

Devolver a cultura à sua comunidade

Nos meados do século pasado, a atividade estaba praticamente extinta nas localidades de Paranhos da Beira e Carvalhal da Louça. Para memoria futura, o Rancho Folclórico de Paranhos da Beira criou um Centro Museológico onde reuniu um valioso espólio de peças variadas, algunas delas com mais de um século.

Em parceria com o Rancho Folclórico, a Associação de Artesãos da Serra da Estrela iniciou um proceso de formação aberto a toda a comunidade para fazer reviver a arte e a tradição da olaria no Carvalhal da Louça e em Paranhos da Beira, no municipio de Seia.

Agora o barro ganha formas para um novo mercado, marcado pela modernidade e refuncionalidade de peças de Arte com História.

Los Días Europeos de la Artesanía (DEA) tienen su origen en Les Journées Européennes des Métiers d’Art, que organiza Francia desde 2002. España y Portugal, junto con una veintena de países europeos más, se suman al proyecto, presentando un amplio programa de actividades. En 2021, los DEA se celebran del 6 al 11 de abril.

A Associação de Artesãos Serra da Estrela, sedeada em Seia, na região Centro de Portugal e muito próxima da fronteira, tem como objetivo principal o apoio aos artesãos. Made by heart, promovido pela Associação de Artesãos Serra da Estrela e Região Centro de Portugal, propõe a articulação em rede de um vasto conjunto de artesãos e produtores de produtos locais tradicionais e artesanais.

IMAGEM: Associação de Artesãos da Serra da Estrela

Noticias Relacionadas

Un proyecto de

Un proyecto de

Categorías

Recibe por email las novedades

Loading