Associação de Artesãos Serra da Estrela: pessoa, cultura, economia

A Associação de Artesãos Serra da Estrela, sedeada em Seia, na região Centro de Portugal e muito próxima da fronteira, tem como objetivo principal o apoio aos artesãos.

Os pilares fundamentais desta Associação são na “Pessoa”, na “Cultura” e na “Economia”

Na Dimensão Social, porque sem pessoas não há territórios, na Dimensão Cultural porque sem cultura não há vida, e na Dimensão Económica, porque o sustento do artista é garante da arte.

O apoio aos artesãos passa pela formação e capacitação, quer nas áreas específicas do artesanato, quer na capacitação em áreas relevantes para a sua implementação no mercado, apoio na promoção dos seus produtos, a nível nacional e internacional, bem como apoio na resolução de questões de natureza formal e burocrática.

A intervenção da Associação de Artesãos Serra da Estrela procura contribuir para que estes saberes continuem presentes e sejam reconhecidos e valorizados e seja assegurada a passagem destes para as gerações mais novas, garantido a sua continuidade como elementos fundamentais da nossa cultura.

Na dimensão económica é relevante, não só o apoio na promoção e comercialização, mas há também um papel relevante da Associação na identificação de fontes de financiamento para projetos que contribuam para dignificação da atividade, visibilidade e dinamização económica.

Uma das primeiras ações da Associação passou por assegurar a participação numa Feira Nacional em Lisboa e, desde aí, têm sido vários os Fóruns nacionais e internacionais em que tem marcado presença, concretamente a maior feira de artesanato do mundo em Milão – L´Artigiano in Fiera, desde 1995.

Com a experiência de alguns, muitos se sentiram apoiados para ir além-fronteiras e conquistar novos públicos em Florença, Pádua, Estrasburgo, Lyon, Luxemburgo, Paris e outras cidades, como no Texas, Cabo Verde ou Tunísia.

Para saber mais: site e Facebook.

Artesãos do Centro de Portugal em Espacio Fronteira

A Região Centro é constituída por cem Municípios, agrupados em oito Comunidades. É um vasto território coberto por um manto de diferentes Artes e Ofícios, singulares e identitárias das suas comunidades. Cada obra é fruto do entusiasmo das mãos, dos nossos artesãos, a revelar um segredo. O segredo  está no «Saber Fazer», com que constroem um corpo para dar a uma alma grande. É o milagre da materialização da cultura.

IMAGEM: Associação de Artesãos da Serra da Estrela

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print

Noticias Relacionadas

Un proyecto de

Un proyecto de

Categorías

Recibe por email las novedades

Loading