No Parque Natural do Douro Internacional, no planalto mirandês está localizada a Azinheira / Quercus rotundifolia da Póvoa, uma árvore centenária, símbolo da resiliência e memória da região.
Árvore com 410 anos, é símbolo de vida, resiliência, memória e ligação profunda entre o homem e a natureza. A Azinheira da Póvoa é orgulho, inspiração e herança viva para toda a comunidade mirandesa.
A candidatura ao concurso “Árvore do Ano Portugal 2026”, promovido pela União da Floresta Mediterrânica (UNAC), integra a Azinheira da Póvoa num movimento europeu que celebra árvores com histórias marcantes e um valor cultural, histórico e ambiental excecional. Desde 2011, esta iniciativa envolve 15 países e reúne centenas de milhares de votos em toda a Europa.
As votações decorrem de 3 de dezembro a 7 de janeiro e cada voto faz a diferença.
Ajuda a levar Miranda do Douro e Tràs-os-Montes ainda mais longe. Vota aqui: https://arvoredoanoportugal.pt/vote
Mais do que uma árvore, a Azinheira é um ponto de encontro entre natureza e comunidade. Ícone da identidade mirandesa, inspira eventos, iniciativas de educação ambiental e ações de conservação que visam assegurar a sua proteção e longevidade.
Azinheira Monumental da Póvoa, guardiã do Planalto Mirandês
Símbolo de resistência e ligação entre Homem e Natureza distinguiu-se no concurso “Em busca da maior árvore do PNDI” e é classificada como Arvoredo de Interesse Público, sendo a azinheira mais anciã entre aquelas que se encontram registadas.
Fruto do carinho de várias gerações, ergue-se majestosa no Planalto Mirandês há 410 anos e abriga fauna, flora e fungos, produzindo bolotas essenciais à regeneração do azinhal. Ícone da comunidade, inspira eventos para assegurar a sua proteção e longevidade.
O Concurso Árvore do Ano Portugal 2026, promovido a nível nacional pela UNAC – União da Floresta Mediterrânica, no âmbito do Concurso Europeu Tree of the Year, uma iniciativa da Environmental Partnership Association (EPA). Em cada país, é organizada uma eleição nacional, e a árvore vencedora representa a sua nação na fase europeia.
IMAGEM: UNAC, Árvore do Ano – Portugal


