O Festival Ibérico de Teatro, na sua 12ª edição, regressa à Sertã, no distrito de Castelo Branco, entre os dias 17 e 19 de outubro. O evento levará o melhor do teatro amador português e espanhol aos palcos culturales da cidade, com o apoio do Município da Sertã.
Pela terceira vez, a Sertã vai acolher o Festival Ibérico de Teatro: trata-se da 12.ª edição deste festival que vai trazer o melhor do teatro amador português e espanhol, de 17 a 19 de outubro.
Realizado anualmente, alternando entre Portugal e Espanha, o Festival Ibérico de Teatro tem como premissas mostrar o que de melhor se faz de teatro de amadores na Península Ibérica, enaltecendo o trabalho das companhias, ao mesmo tempo que proporciona reconhecimento público, partilha e intercâmbio de espetáculos e experiências, aproximando as companhias de ambos os países.
Durante três dias, o público será convidado a mergulhar num programa diversificado que reúne companhias portuguesas e espanholas, cruzando clássicos, comédias, dramas intensos e propostas para toda a família, numa iniciativa que regressa à Sertã após esta vila ter acolhido as duas edições anteriores (2023 e 2021).
A entrada nos espetáculos é gratuita, estando sujeita a apresentação de bilhete, que poderá ser levantado antecipadamente (sem possibilidade de reservas) na Casa da Cultura da Sertã ou no Cineteatro Tasso do Clube da Sertã.
Quinta-feira, 17 de outubro
- [21h00] «O Velho da Horta» (M6), pel’A.Com.Te.Ser. Esta farsa intemporal de Gil Vicente conta a história de um velho rico que se apaixona por uma jovem e é enganado por uma astuta alcoviteira. Uma comédia hilariante que continua a espelhar vícios e fraquezas da sociedade atual.
Sábado, 18 de outubro
- [15h00] o Teatro Independente de Loures leva «A Porta» (M6): um espetáculo mágico para todas as idades, onde um jovem casal descobre que a sua nova casa esconde aventuras fantásticas. Entre vizinhos improváveis e viagens a outros mundos, nasce um lar cheio de memórias.
- [17h00] «De Tripas Corazón» (M16) pela Garnacha Teatro – FATEX, uma comédia negra que satiriza a luta em torno dos restos mortais de Teresa de Cepeda y Ahumada. Entre misticismo e ganância, humor e crítica, este espetáculo revela a condição humana em toda a sua fragilidade e absurdo.
- [21h30] «Vermes» (M16) pela RE-CRIAR – Grémio Dramático Povoense. Inspirado em Sartre, esta peça mergulha em temas sombrios como canibalismo, destruição e ferocidade humana. Um drama intenso que confronta o público com os limites da crueldade e da existência.
Domingo, 19 de outubro
- [17h00] «Un Cadáver Inesperado» (M16) pelo Contíguo Teatro – CATA. Esta peça retrata um jantar tranquilo que se transforma em caos quando o anfitrião surge morto em circunstâncias misteriosas. Entre suspeitas, segredos e reviravoltas, a comédia ganha contornos de mistério e absurdo.
- [21h30] A fechar o festival, o «Inferno» (M18) pelo Grupo Mérito Dramático Avintense (GMDA). Trata-se de um drama arrebatador que vai levar o espectador a uma descida vertiginosa onde política, fé e miséria se confundem. Um turbilhão de emoções — traição, loucura e morte — vivido num ritmo alucinante.
COM INFORMAÇÕES DE Câmara Municipal de Sertã.