Portugal e Espanha: Realidade ibérica e comparações no contexto europeu

Os Instituto Nacional de Estatística de Portugal e Instituto Nacional de Estadística de España apresentam a edição 2022 de “Península Ibérica em números / Península Ibérica en cifras”, em resultado de uma colaboração entre as duas instituições que se mantém há quase duas décadas.

Desde então, é publicada em cada ano uma nova edição, reunindo os principais indicadores que permitem comparar os dois países e, em muitos dos indicadores incluídos, entender o posicionamento de ambos no contexto da União Europeia. Para este efeito, utiliza-se maioritariamente como fonte o Eurostat.

De modo a ampliar o âmbito da sua utilização, a publicação é apresentada em edição trilingue – português, espanhol e inglês.

Um conjunto relevante de indicadores estatísticos oficiais agrupados em 14 temas permitem comparar estes dois Países vizinhos e observar a posição de cada um no contexto da União Europeia. A informação é apresentada com detalhe a nível regional em múltiplos casos. Incluem-se igualmente textos que realçam alguns dos aspetos patentes nos quadros, gráficos e cartogramas que integram os capítulos.

Alguns temas abordados em PIN2022

Em 2021, a Espanha registou a taxa de desemprego mais elevada da União Europeia (14,8%), seguida de muito perto (-0,1 p.p.) pela da Grécia. Portugal, com 6,6%, esteve 0,4 p.p. abaixo do valor apurado para UE no seu todo, onde a Chéquia foi o país com o registo mais baixo (2,8%).

Consulte aquí a publicação “Península Ibérica em números / Península Ibérica en cifras” (2022)

No período 2012-2021, a idade média das mulheres quando são mães pela primeira vez aumentou de forma contínua nos dois países, sempre mais elevada em Espanha do que em Portugal. A maior diferença (0,9 anos) ocorreu no início da série, e a menor (0,5 anos) em 2015, 2016 e 2020.

Em quase toda a década 2011-2020, Portugal importou menos eletricidade do que Espanha, com diferenças que variaram entre -17,7% (2011) e -373,2% (2016). Apenas em 2012 a situação foi inversa, com as importações de Portugal a registarem mais 27,7% do que as realizadas por Espanha.

O PIB per capita em Portugal, no período 2012-2021, foi sempre inferior ao verificado em Espanha, com diferenças que oscilaram entre 15 PPS  e 12 PPS até 2019. Desde então, ambos os países registaram quebras neste indicador, que foram mais acentuadas em Espanha, pelo que as diferenças nos últimos dois anos da série foram de -8 PPS e -10 PPS, respetivamente.

IMAGEN: Imagen de satélite, Copernicus Sentinel-3, ESA, de la Península Ibérica tras el paso de ‘Filomena’ en 2021 (Agencia Espacial Europea – ESA)

Noticias Relacionadas

Un proyecto de

Un proyecto de

Categorías

Recibe por email las novedades

Loading