Foi inaugurada em Guadramiro (Salamanca) a exposição fotográfica “Olhares sem Fronteiras”, que vai estar patente até ao dia 17 de agosto, no salão multiusos das antigas Escolas.
A exposição mostra o olhar artístico sobre a riqueza e diversidade natural, cultural e patrimonial do Território Raiano. Destaca a relevância e a singularidade das imagens, não apenas pelo seu valor artístico, mas também pela sua importância para o desenvolvimento territorial.
Da autoria de nove fotógrafos portugueses e nove espanhóis, “Olhares sem fronteiras” é da responsabilidade da associação RIBACVDANA, Associação de Fronteira para o Desenvolvimento Comunitário, constituída em 2015. Contempla o olhar artístico destes 18 fotógrafos, profissionais e amadores, num esforço conjunto de promoção e divulgação das potencialidades do Território Raiano.
“Portugal es algo más para mí que la otra orilla del río”.
Jesús González Santos, poeta.
A exposição é uma homenagem a Renato Roque do Porta 55. O título é inspirado numa fotografia de Estela Rodrigues que, ao captar o olhar de Renato Roque, simboliza uma ponte entre as duas comunidades.

O percurso expositivo conecta Figueira de Castelo Rodrigo com La Fregeneda e Guadramiro para fortalecer os laços comunitários raianos.
IMAGEM: Exposição fotográfica “Olhares sem Fronteiras” em Figueira de Castelo Rodrigo, no mês de maio de 2025. (FOTO: www.cm-fcr.pt)