Fortalezas Abaluartadas da Raia, candidatas a Património Mundial

Os Municípios de Valença, Almeida e Marvão entregaram, no dia 3 de junho, o dossier de candidatura das Fortalezas Abaluartadas da Raia (FAR) a Património Mundial da UNESCO.

A cerimónia decorreu no Centro de Estudos de Arquitetura Militar, na Praça-forte de Almeida, e contou com as presenças dos proponentes portugueses da candidatura. Para alem deles, estiveram ainda presentes nesta cerimónia, representantes de outros municípios, manifestando o seu interesse em integrar a rede das FAR, quer pelo lado português, quer pelo lado espanhol da fronteira.

A raia luso-espanhola é a faixa da fronteira mais antiga do mundo, com cerca de 1319 quilómetros, e uma das mais fortificadas da Europa. Embora a Raia, no último século, teja sido uma fronteira da paz.

As fortalezas e baluartes que podem ser encontradas ao longo da Raia apresentam um conjunto de valores históricos e culturais que demonstram a relação entre os reinos de Portugal e de Castela. Ao terem a fronteira mais antiga do mundo, a zona raiana tem traços únicos que perduraram ao longo dos séculos e que não se encontram em outras zonas da península Ibérica. 

O património abrangido na candidatura integra a Fortaleza de Valença e de Marvão e a Praça-forte de Almeida, exemplares únicos da arquitetura militar dos séculos XVII e XVIII.

Esta candidatura, aberta e em série, é inovadora, com grande potencial e de grande interesse na perspetiva da valorização do território transfronteiriço, que trará grandes vantagens para a salvaguarda e valorização do património que lhe está associado, bem como para o desenvolvimento cultural social e económico.

Espera-se que a proposta de classificação pela UNESCO seja entregue em Paris, em 2025, para uma avaliação prévia pelo grupo de peritos internacionais e, posteriormente, avançar para a avaliação do Comité Internacional.

COM INFORMAÇÃO DE www.cm-marvao.pt

IMAGEM: Praça Forte de Almeida, considerada una de las más originales y monumentales fortalezas seiscentistas portuguesas. La cintura de murallas abaluartadas rodea por completo la ciudad, incluyendo los restos del antiguo castillo medieval. Confrontaba directamente con el Fuerte de la Concepción, en la provincia de Salamanca y, más allá, con la también imponente villa fortificada de Ciudad Rodrigo. (FOTO: Rafael Lara, blog Torres, castillos y fortalezas)

Noticias Relacionadas

Un proyecto de

Un proyecto de

Categorías

Recibe por email las novedades

Loading