No próximo dia 23 de julho em Bragança vai ser assinado o acordo para lançar o estudo de corredor para a ligação de alta velocidade das Terras de Trás-os-Montes até à fronteira com Espanha.
O protocolo tripartido será assinado entre a Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM), Infraestruturas de Portugal e CCDR Norte. No ato de assinatura vai estar presente a Junta de Castela e Leão.
O protocolo para o estudo da linha ferroviária de alta velocidade entre Porto, Vila Real, Bragança e Zamora é visto como uma solução estratégica para Portugal, um passo importante para o desenvolvimento do Norte de Portugal. Este corredor é considerado uma alternativa ao foco atual na ligação Lisboa-Madrid.

Esta ligação entre o Porto até Espanha via Trás-os-Montes partiu de uma proposta e de um estudo prévio de viabilidade da Associação Vale D’Ouro. A CIM-TTM pegou nesse estudo e trouxe-o à praça pública. O governo anterior tomou a decisão em conselho de ministros de pedir às Infraestruturas de Portugal (IP) que fizesse esse estudo de corredor. O governo recém-empossado vai concretizar isso com a assinatura do protocolo para a realização do estudo. O investimento orça em 1,5 milhões de euros.
IMAGEM: Antiga estação ferroviária de Bragança, uma interface da Linha do Tua, que servia a cidade de Bragança. Transformada em terminal rodoviário, em 2013 (FOTO: Wikipedia).