Destino EF: N222, a melhor estrada do mundo

A melhor estrada do mundo para conduzir é a Nacional 222 (N222) que faz a ligação entre Peso da Régua e Pinhão, com 27 quilómetros, nos distritos de Vila Real (margem norte) e Viseu (margem sul).

Os números e uma fórmula matemática do estudo ADR da Avis (Índice de Condução Avis ou Avis Driving Ratio) que contou com candidatas dos quatro cantos do mundo, tinha em conta a aceleração, o raio das curvas e o comprimento das retas, além da paisagem. O cálculo serviu para definir a melhor estrada do mundo para guiar, pelo prazer, pelo desafio, pela relação direta entre retas e curvas.

Uma fórmula definiu que a N222, que liga Peso da Régua ao Pinhão, é a melhor do planeta para conduzir.

Segundo o estudo promovido pela Avis, a estrada ideal tem uma relação 10:1, que é como quem diz dez segundos de reta para cada segundo gasto a curvar. A N 222 regista 11:1, o mais próximo da perfeição entre as candidatas, ganhando assim o rótulo de «World Best Driving Road». A Big Sur, na Califórnia, e a A535, no Reino Unido, completam o pódio, com índices de 8,5:1 e 8,4:1, respetivamente.

Matemática e paisagem

As cabeças pensadoras da fórmula matemática foram: Hermann Tilke, designer das pistas de F1 construídas nos últimos 20 anos; John Wardley, responsável por algumas das montanhas-russas mais famosas e emocionantes do mundo; e Mark Hardley, um físico quântico britânico.

Existem quatro fases-chave na condução: curvas, aceleração, retas e travagem. Uma condução em grande depende do equilíbrio entre as quatro fases, permitindo desfrutar de velocidade e aceleração, o teste à capacidade de condução ao longo das retas e o usufruto da paisagem envolvente. Com a criação do ADR foi calculado o equilíbrio ideal entre esses componentes para, cientificamente, comprovar qual a melhor estrada do mundo para conduzir.

“Embora este seja um índice com uma base científica, depois das minhas experiências com Hermann e John, tornou-se bastante claro que as emoções e as paisagens foram fatores essenciais. […] É por isso que acreditamos que a melhor estrada do mundo para conduzir é em Portugal, a Estrada Nacional 222″.

Mark Hardley, físico quântico, Warwick University.

Com 93 curvas, a N222, que atravessa o vale do rio Douro, Património Mundial da Unesco, oferece a melhor experiência de condução do mundo porque o tempo gasto nas retas torna-se o momento ideal para apreciar a paisagem envolvente antes de chegar à próxima curva, enquanto possibilita ao condutor o prazer e emoção de uma condução desafiante. Na N222, as curvas chegam na altura certa, não permitindo uma condução mole, embora ao mesmo tempo abrisse a porta à beleza da paisagem.

A «estrada mais bonita do mundo»

A famosa e pitoresca «Nacional 222» ou «Estrada Nacional 222» (EN222) começa em Vila Nova de Gaia (perto do Porto) e segue até Vila Nova de Foz Côa, moldada pelo curso do rio Douro.

Atravessa terras selvagens e cultivadas e nunca desilude quem a percorre, serpenteando por entre vinhas, árvores frutíferas e pomares. As suas terras são duplamente reconhecidas como Património Mundial: pela sua arte rupestre com 20 000 anos (Foz Côa) e pela paisagem deixada pelas vinhas em socalcos (Alto Douro Vinhateiro).

IMAGEN: Bugatti Grand Tour 2025 a su paso por el valle del Duero. (FOTO: Motor16). 

Noticias Relacionadas

Un proyecto de

Un proyecto de

Categorías

Recibe por email las novedades

Loading