DEA 2021: Cuteleria no Verdugal, Guarda

Em Portugal, este é um ofício que se centra praticamente nos concelhos das Caldas da Rainha e Guimarães, atualmente a cutelaria portuguesa destina-se em grande parte para a exportação. O aço inoxidável utilizado e a excelente qualidade de construção fazem com que a nossa cutelaria seja uma referência a nível mundial.

Cutelaria – é a arte ou ofício do cuteleiro ou cutileiro, ou seja, a pessoa que fabrica e/ou vende instrumentos de corte. São produtos considerados produtos de cutelaria: espadas, adagas, facas, facões, machados, punhais, navalhas – todos utensílios metálicos de corte e/ou perfuração.

A empresa Cutelaria Ernesto Pires & Filhos, Lda é uma empresa familiar, fundada em 1948, e sediada na pequena aldeia do Verdugal, perto da cidade da Guarda.

DEA – Dias Europeus do Artesanato

Los Días Europeos de la Artesanía (DEA) tienen su origen en Les Journées Européennes des Métiers d’Art, que organiza Francia desde 2002. España y Portugal, junto con una veintena de países europeos más, se suman al proyecto, presentando un amplio programa de actividades. En 2021, los DEA se celebran del 6 al 11 de abril.

Artesãos do Centro de Portugal em Espacio Fronteira

A Região Centro é constituída por cem Municípios, agrupados em oito Comunidades. É um vasto território coberto por um manto de diferentes Artes e Ofícios, singulares e identitárias das suas comunidades. Cada obra é fruto do entusiasmo das mãos, dos nossos artesãos, a revelar um segredo. O segredo está no «Saber Fazer», com que constroem um corpo para dar a uma alma grande. É o milagre da materialização da cultura.

IMAGEM: Cutelaria Ernesto Pires & Filhos, Lda (Verdugal, Guarda)

Noticias Relacionadas

Un proyecto de

Un proyecto de

Categorías

Recibe por email las novedades

Loading