As X Jornadas Luso-Espanholas de História Medieval pretendem constituir-se como um espaço de reflexão, debate e partilha entre medievalistas, promovendo o diálogo científico em torno das dinâmicas políticas, territoriais, sociais e culturais que marcaram o espaço ibérico na transição para a Baixa Idade Média.
A 10.ª edição das Jornadas Luso-Espanholas de História Medieval: «Os reinos ibéricos nos séculos XIII e XIV. Nos 700 anos da morte do rei D. Dinis», decorre em Leiria por vários espaços da cidade, nos dias 14 e 15 de Novembro.
Sob o título «Os reinos ibéricos nos séculos XIII e XIV. Nos 700 anos da morte do rei D. Dinis», as jornadas terão como destaque a figura de D. Dinis (1261-1325), o rei-poeta. O rei esteve no trono 46 anos. Os investigadores acreditam que para entender o tempo de D. Dinis é necessário olhar para o espaço ibérico.
Outro destaque do programa é D. Isabel de Aragão, conhecida como Rainha Santa, que foi casada com o sexto rei de Portugal, e que merece também a atenção de alguns painéis ao longo dos dois dias.
Nas jornadas vão acontecer num período em que se lembram os 700 anos da morte do rei-poeta. Vão participar três dezenas de intervenientes não só de Portugal e de Espanha. Este encontro vai ter varias sessões temáticas:
- Políticas e poderes: Territórios. Fronteiras. Diplomacia.
- Dinámicas sociais: Grupos sociais. Movimentos populacionais. Minorías sociais. Pobreza e marginalidade.
- Culturas e religiões: Línguas e escritas. Manifestações culturais. Expressões religiosas. Culturas cortesã e popular.
- D. Dinis e o seu reinado: Protagonismos políticos. Políticas sociais. Dinámicas económicas. Marcas culturais.
As inscrições devem ser realizadas para o email div.museus@cm-leiria.pt até ao dia 11 de novembro de 2025.
IMAGEM: Sala do Exame Privado da Universidade de Coimbra exibe exposição relativa à reconstrução facial do rei D. Dinis (1261-1325) realizada através de impressão 3D baseada nos estudos arqueológicos e antropológicos desenvolvidos nos últimos anos, em contexto tumular e laboratorial. (FOTO: YouTube).

