Combate ao fogo no Parque Natural da Serra da Estrela

Portugal combate o grande incêndio que arde desde sábado na Serra da Estrela. O incêndio que está a destruir o Parque Natural continua ativo e motivou o reforço dos meios aéreos. No domingo, eram sete, mas esta segunda-feira estão 10 no combate às chamas, que alastraram ao Val Glaciar. Os 10 meios aéreos dão cobertura aos 607 operacionais, apoiados por 180 viaturas.

O incêndio começou na madrugada de sábado no município da Covilhã e no domingo à tarde espalhou-se pela cidade vizinha de Manteigas, onde queimou mais de 1.000 hectares de Parque Natural.

Fonte do Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Castelo Branco disse que o combate ao incêndio está a «evoluir favoravelmente». As chamas, na zona do Parque Natural da Serra da Estrela, alastraram ao vale glaciar de Manteigas, um dos maiores e mais ricos da Europa, em termos de fauna e flora.

O grande incêndio florestal afeta a Serra da Estrela, no centro de Portugal, e a cerca de 50 quilómetros da fronteira com Espanha. De momento, não há populações em perigo.

Ainda de acordo com o CDOS de Castelo Branco, a Estrada Nacional 338, que liga Piornos a Manteigas, continuava cortada, às 10.45 horas da manhã desta segunda-feira. Não havia, também, indicação de casas em perigo.

As cifras de 2022

O incêndio da Covilhã é o único de grande dimensão que se mantém ativo esta segunda-feira em Portugal, onde quase 70 municípios estão em risco máximo de incêndios florestais, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O relatório mais recente do Instituto para a Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) mostra que este ano, até 31 de julho, os incêndios queimaram 58.354 hectares de massa florestal.

A área queimada é 59% mais elevada do que a medida anual dos dez anos anteriores.

O Governo e o ICNF reúnem-se esta segunda-feira com os autarcas dos municípios afetados pelos incêndios deste ano para preparar um conjunto de medidas para recuperar as áreas ardidas.

CON INFORMAÇÕES DE Jornal de Notícias e EFE Edição Portugal.

IMAGEM: Um escuro manto de fumo encheu a Serra da Estrela, este domingo, na etapa rainha da Volta a Portugal, a subida ao alto da Torre da Serra da Estrela. A Volta a Portugal em bicicleta decorre entre 4 e 15 de Agosto de 2022 (FOTO: Jornal de Notícias).

Noticias Relacionadas

Un proyecto de

Un proyecto de

Categorías

Recibe por email las novedades

Loading