As máscaras ibéricas regressam às ruas de Bragança

As Mascaradas de Inverno da Raia Ibérica estão de volta a Bragança. No festival Mascararte, que vai acontecer de 25 a 27 de Novembro e a 6 de Dezembro, as máscaras ibéricas vão desfilar pelo centro histórico da cidade. Esta iniciativa costuma estar associada a outras festas tradicionais que celebram o solstício de Inverno, que acontece a 21 de Dezembro.

Mascaradas Raianas – Mascaradas de Inverno da Raia Ibérica do antigo território Zoela é o mote para a edição deste ano da X Bienal. Esta vai acontecer em Bragança de 25 de Novembro a 6 de Dezembro.

O ponto alto vai juntar centenas de mascarados, nos dois lados da fronteira. Estes vão terminar o desfile na Queima do Mascareto, onde música, dança e os caretos locais vão garantir muita animação. A queima vai acontecer sob o mote «O Conflito dos dois mundos – Bem e Mal».

Exposições, concertos e lançamentos de livros marcam a programação

Do festival Mascararte também faz parte o concerto dos Gaiteiros de Lisboa; a exposição temática «Mascaradas de Inverno da Raia Ibérica» e o lançamento do documentário «Villanueva de Valrojo: Demónios e Antruejos», de Manuel Gardete e Academia Ibérica da Máscara.

Da programação destaca-se o Laboratório de Máscara para jovens estudantes e a exposição «Mascaradas Raianas», de Carlos Gonzalez Ximenez ou a apresentação do livro «Mascaradas de la Península Ibérica» de Óscar González. Já que ainda estamos em período de pandemia, e a máscara sanitária continua a ser usada diariamente, a 6 de Dezembro vai ser inaugurada a exposição colectiva «Um outro olhar sobre a máscara».

IMAGEN: Caretos de Podence (mundolusiada.com)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print

Noticias Relacionadas

Un proyecto de

Un proyecto de

Categorías

Recibe por email las novedades

Loading