«Ventos do Povo» na Guarda celebra os 50 anos da transição democrática no território ibérico

O Ministério da Cultura de Espanha, em articulação com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), no âmbito do Programa ‘Portugal-Espanha: 50 Anos de Cultura e Democracia’, desenvolvidos por estes dois países, vai inaugurar no dia 7 de outubro próximo, no Arquivo Distrital da Guarda a exposição “Ventos do Povo. De Revoluções e Transições Ibéricas (1974-1977)”, que apresenta um olhar fotográfico sobre as transições para os regimes democráticos em ambos.

“Ventos do Povo» propõe uma viagem através de uma criteriosa seleção de 70 fotografias, de reputados fotógrafos de ambos os países, que ilustram o fim de duas longas ditaduras ibéricas e o início de regimes democráticos.

Embora diferentes na sua formação, um aspeto central aproxima o 25 de abril e a transição espanhola: o surgimento de movimentos sociais que exigiam a democratização real de cada processo.

Organizada em cinco secções temáticas – “Hoje Começa Tudo”, “O Povo na Rua”, “Do Centro à Periferia”, “Liberdade de Expressão” e “A Revolução dos Corpos” – a exposição não só documenta, como também interpela e desafia quem a visita.

Através da fotografia como ferramenta estética e política, convida-se o visitante a refletir sobre a história recente a partir das suas formas de representação visual.

A exposição, com entrada livre, está aberta ao público a partir de 7 de outubro e até ao dia 30 de outubro deste ano, em todos os dias úteis, entre as 9 e as 16 horas.

Noticias Relacionadas

Un proyecto de

Un proyecto de

Categorías

Recibe por email las novedades

Loading