O Comité de Acompanhamento do Programa de Cooperación Transfronteriza Interreg VI A España-Portugal (POCTEP) 2021-2027 aprovou (no dia 05/09/2025) a prorrogação do prazo de apresentação de candidaturas da 8.ª convocatória de projetos (2021–2027) até 30 de setembro de 2025. As candidaturas deverão ser apresentadas exclusivamente através da plataforma Interreg (ambiente CoFFEE) antes das 13h00 hora de Portugal continental / 14h00 hora peninsular espanhola.
O Comité tinha publicado em 5 de junho de 2025 as bases desta convocatória, destinada a apoiar iniciativas de cooperação transfronteiriça que promovam o desenvolvimento local integrado e inclusivo em zonas não urbanas, abordando dimensões sociais, económicas, ambientais, culturais, turísticas e de segurança (objetivo 5.2 da Prioridade 6 do Programa).
As bases da convocatória, com os critérios de elegibilidade, procedimentos de candidatura e requisitos de financiamento, podem ser consultadas em https://www.poctep.eu/convocatorias-abiertas-poctep-2021-2027/
No âmbito das 7 estratégias aprovadas pelo POCTEP
Os projetos deverão enquadrar-se em uma das sete estratégias de desenvolvimento territorial aprovadas pelo POCTEP, com o objetivo de maximizar o impacto do Programa em diferentes áreas de atividade económica e social, sempre através da cooperação entre regiões fronteiriças.
No Espacio Fronteira, foram aprovadas duas estratégias:


- AC3: Castilla y León / Centro Portugal: estrategia multisectorial OP5 CENCYL (Estratégia de Valorização do Património Natural e Ambiental do Território de Fronteira)
- AC2: Norte de Portugal / Castilla y León: estrategia multisectorial ESPACIO NORCYL (Estrategia Multisectorial de Desarrollo Integrado y Sostenible de los Espacios Naturales Compartidos)