Espanha e Nós. Visões atuais sobre as relações hispano-portuguesas (Ed. Colibri, 2025) parte de uma certeza: após a adesão dos dois Estados ibéricos – a República Portuguesa e o Reino de Espanha – à Comunidade Económica Europeia, hoje União Europeia, as relações entre os seus espaços geoculturais alteraram-se radicalmente. Assim, em poucas décadas, Portugal e Espanha passaram de uma rígida separação fronteiriça, tanto em termos simbólicos como funcionais, para a pertença a um mesmo espaço europeu, onde a livre circulação de pessoas, bens e serviços é não só permitida como incentivada.
Esta crescente aproximação foi recentemente celebrada na 34.ª Cimeira Luso-Espanhola, com a assinatura do Memorando de Entendimento para o desenvolvimento de um programa de cooperação intercultural, por ocasião do 50.º aniversário das democracias nos dois países ibéricos, que é, em certa medida, a base desta publicação.
«La pregunta que está por detrás de este de este libro es qué ha cambiado o cómo están las relaciones hispano-portuguesas desde la perspectiva portuguesa».
Carlos Pazos-Justo, investigador del Centro de Estudios Humanísticos da Universidade do Minho.
Desta forma, o objetivo principal deste volume é mapear o contacto ibérico durante as últimas décadas, através da reunião de estudos elaborados por académicos portuguesess das Ciências Sociais e Humanas que se tenham debruçado a analisar as relações hispano-portuguesas nos âmbitos políticos, culturais, económicos e sociais.
Das Ideias e Imaginários
- Matemática e geometria do iberismo: Ensaio sobre os sentimentos ibéricos ontem e hoje, Gabriel Magalhães
- Do distanciamento á proximidade: As novas inter-relações peninsulares no tempo da democracia e da europeização, José Miguel Sardica
- “Esto no es España”: Impressões sobre Espanha em Portugal no século XXI, Isabel Araújo Branco
- Línguas de Espanha: Enganos e desenganos portugueses, Marco Neves
Da(s) Fronteira(s)
- “Portugueses e espanhóis é igual… ou talvez não!”: Narrativas sobre pertenca, cultura e política em comunidades de fronteira, Maria de Fátima Amante
- Migrações ibéricas: portugueses em Espanha e espanhóis em Portugal no século XXI, Filipa Pinho
- Papel das cidades transfronteiricas na cooperação entre Portugal e Espanha, Eduardo Medeiros
- Cooperação transfronteirica Portugal-Espanha na proteção ambiental, Iva Pires
Da Sociedade
- As relações comerciais entre Portugal e Espanha: O período pós-integração na CEE/UE, José Cadima Ribeiro
- A conciliação entre trabalho e familia: desigualdades e oportunidades em Portugal e Espanha, Edna Costa
- Censura ao cinema no final das ditaduras ibéricas: semelhanças e diferenças, Ana Bela Morais
A publicação de Espanha e Nós, livro original em língua portuguesa, sob a edição de Carlos Pazos-Justo, Santiago Pérez Isasi e Inês Gusman, foi financiada pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., e pelo Instituto Cervantes, com o apoio do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho.
IMAGEM: Apresentação do livro Espanha e Nós Visões atuais sobre as relações hispano-portuguesas no Instituto Cervantes de Lisboa, no dia 17 de junho de 2025. (FOTO: www.eltrapezio.eu)