Um olhar transfronteiriço à Religiosidade Popular na Raia Central

O auditório da Santa Casa da Misericórdia e o Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Penamacor, vão receber, nos próximos dias 9 e 10 de Maio, a quarta edição das Jornadas de Religiosidade Popular sob o mote “Cultos e Romarias na Raia Ibérica”.

Estas jornadas, organizadas pelo Municipio de Penamacor, através do Museu Municipal e em parceria com a Universidade de Salamanca, o Instituto de Investigaciones Antropológicas de Castilla y León (IIACYL) e a Santa Casa da Misericórdia local, contam, mais uma vez, com a participação de investigadores dos dois lados da raia portuguesa e espanhola e de investigadores ibero-americanos.

“En tierras transfronterizas parece que la religiosidad es más fuerte. Las fronteras son lugares de culto a vírgenes, y también a algunos santos. He observado esto en muchas fronteras de otros países de Europa e Iberoamérica. Nunca debemos perder la riqueza que tenemos los pueblos ibéricos de haber llevado nuestra cultura, idioma y religión a los países iberoamericanos”.

Ángel Espina Barrio, profesor de Antropología Social de la USAL y miembro de IIACYL

Sob o mote “Cultos e Romarias na Raia Ibérica”, esta iniciativa pretende estabelecer uma abordagem académica sobre os cultos regionais e locais, bem como ibero-americanos, assim como valorizar os estudos das romarias e manifestações culturais populares neste território, com a finalidade de preservar a memória num ato de salvaguarda do património cultural identitário da região.

Mais que um evento académico pontual, estas jornadas resultam do trabalho e do esforço que tem vindo a ser feito para centrar territórios “descentralizados” nas diversas áreas de estudo e do saber das ciências sociais e humanas. Além de várias apresentações sobre a temática em causa, o programa conta ainda com representações dos cancioneiros populares ligados a Penamacor, a Castelo-Branco e a Santo Antão do Refúgio, em Covilhã.

Este ano abrem-se, também, portas para uma nova linha de investigação, com a apresentação de comunicações sobre outras manifestações populares, bastante enraizados na comunidade local, com particularidades distintas presentes na memória coletiva dos povos locais.

As inscrições são gratuitas mas obrigatórias e devem ser efetuadas junto do Museu Municipal de Penamacor, através do número 277 394 106 ou do email museu.municipal@cm-penamacor.pt, até ao dia 8 de maio.

IMAGEM: Romaria de Nossa Senhora do Incenso – Junta de Freguesia de Penamacor.

Noticias Relacionadas

Un proyecto de

Un proyecto de

Categorías

Recibe por email las novedades

Loading